quinta-feira, 31 de julho de 2014

OS PARTICIPANTES DA MESA DO SENHOR - DELIMITADA AOS CRENTES BATIZADOS


Paulo exalta-a no apanágio de a “MESA DO SENHOR” (1Co 10.21). Não de a MESA DO SALVADOR.

Se fosse a MESA DO SALVADOR seria, sem quaisquer embaraços, desimpedida a todos os salvos. Paulo Apóstolo, no entanto, enaltece-a como a “MESA DO SENHOR” e, por conseguinte, posta só para os submissos e obedientes. Ora, o primeiro preceito de pública e obedientes é o Batismo, o BATISMO EVANGÉLICO (= imersão de crentes sob pública profissão de fé):

• E isto em razão da ordem ou disposição lógica estabelecida pelo próprio Jesus Cristo. A seguir à conversão genuína, pelo Batismo Bíblico a pessoa se agrega a uma Igreja, condição indispensável de participar da Ceia; 

• Com efeito, todos os Apóstolos, os primeiros a participaram do Rito Comemorativo, foram antes batizados porquanto “desde o princípio” estiveram com Jesus (Jo 15.27; Lc 1.2; Jo 1.1-2). Conviveram com o Senhor em todo o tempo do Seu Ministério, “começado desde o BATISMO de João” (At 1.21-22).

• Os crentes da igreja em Corinto evidentemente eram batizados (1Co 1.13). Alguns até batizados pelo próprio Paulo como Crispo, Gaio e os família de Estéfanas (1Co 1.14,16).

• O Batismo, à luz de Rm 6.2-8, representa o princípio da vida, quer dizer, o Batismo é em figura declaração de tudo quanto ocorre na regeneração da pessoa. E a Ceia simboliza o prolongamento dessa vida, pois o salvo continua a viver por comer e beber espiritualmente o Corpo e o Sangue do Salvador, ou seja, por crescer na fé em Cristo. E este apropriar-se de Jesus é figurado pela participação à Ceia. Em resultado, quem não foi batizado não pode tomar parte nela.

• Aliás, assembleianos, presbiterianos, romanos, gregos ortodoxos, metodistas, congregacionalistas, Todos indiscutivelmente aceitam esta disposição de precedência do Batismo em referência à Ceia Memorial, porque é da unanimidade protestante e evangélica ser o Batismo essencial para se ser membro da Igreja.

Unanimidade esta entroncada nas próprias Escrituras por completo omissas de um preceito ou de um exemplo de alguém a tomar a Ceia sem o precedente Batismo.

As Sagradas Escrituras com total clareza assentam limites aos partícipes da Mesa do Senhor. A Mesa é do Senhor e Ele tem direito e autoridade de dispor condições. Assim como não me cabe recriminá-la por rejeitar a presença do “mendigo” à sua mesa (“amigo como entraste?”), também não compete a ninguém censurar as Igrejas zelosas na preservação dos requisitos impostos pelo Senhor como condições à legítima participação da Mesa Comemorativa.

A limitação do Batismo às normas da verdade, sim, é que delimita a participação à Ceia do Senhor. Se os assembleianos creem que o Batismo por imersão (desculpem-me o pleonasmo!) é necessário para alguém se tornar membro da Igreja, é evidente que devem rejeitar outro modo de batismo por parte daqueles que querem se assentar à Mesa do Senhor.

Pr. Vicente Leite
Diretor Presidente - Faculdade IBETEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.