EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
— Leituras Alternativas
“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o
Verbo era Deus”. (1.1)
Por que gosto de textos poéticos?
Ora, porque são carregados de sentidos, porque nos permitem olhar as coisas com
olhos encantados (ou desencantados) pela vida.
Embora o texto
comece de forma semelhante ao primeiro versículo da bíblia, aqui o gênero é outro.
Gênesis 1 é puramente narrativo. Já o texto de João contém uma tese, logo é
dissertativo. O estilo Joanino quer argumentar, ou melhor, contra-argumentar a
discussão grega do Logos. É uma prosa poética com elementos Cristológicos
interessantíssimos.
Esse texto
sempre me encanta pelo modo como inicia, como brinca com o tempo que é anterior
ao tempo, e ele vai usar esses elementos para introduzir uma ideia: “Uma coisa
pode ser anterior ao princípio de si mesma”.
Deixe-me
explicar (se é que consigo) o que quero dizer. Falemos primeiro sobre a
arquitetura do tempo. Abraham Joshua Heschel para confundir ainda mais, disse o
seguinte:
“Realidade, para nós, é coisidade, e
consiste de substâncias que ocupam espaço; mesmo Deus é concebido pela maioria
de nós como uma coisa. O resultado de nossa coisificação é nossa cegueira a toda
realidade que deixa de se identificar como uma coisa, como um fato real. Isto é
óbvio em nosso entendimento do tempo, o qual, sendo desprovido de coisa e de
substância nos aparece como se não tivesse realidade.”
Antes do Verbo
se substantivar ele já existia na locução adverbial de tempo “no princípio”.
Antes dos arquês e dos bereshits. Da mesma forma, como em Gênesis 1, na narrativa da criação, antes
do Kosmos vir à existência pela palavra, o Verbo. Antes do Fiat lux, do haja luz. Isso explica, em João, o fato de Jesus
Cristo ser anterior a João, o batista, mesmo sendo 6(seis) meses mais novo que
ele. Os versículos de 1 ao 5 dão suporte aos versos de 6 a 8 e conclui: “Ele
não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz”.
Agora lhe
pergunto: Como a luz que veio ao mundo já estava no mundo? Pelo princípio já
apresentado: “Uma coisa pode ser anterior ao princípio de si mesma”. Para isso
, essa coisa deve ser o próprio princípio das coisas.
O Apocalipse
revela: Ele é o Alfa, o princípio.
Marco Aurélio Queiroz – marcoescritor@hotmail.com | ||
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