quinta-feira, 31 de julho de 2014

EVANGELHO SEGUNDO JOÃO  — Leituras Alternativas

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. (1.1)
Por que gosto de textos poéticos? Ora, porque são carregados de sentidos, porque nos permitem olhar as coisas com olhos encantados (ou desencantados) pela vida.
Embora o texto comece de forma semelhante ao primeiro versículo da bíblia, aqui o gênero é outro. Gênesis 1 é puramente narrativo. Já o texto de João contém uma tese, logo é dissertativo. O estilo Joanino quer argumentar, ou melhor, contra-argumentar a discussão grega do Logos. É uma prosa poética com elementos Cristológicos interessantíssimos.
Esse texto sempre me encanta pelo modo como inicia, como brinca com o tempo que é anterior ao tempo, e ele vai usar esses elementos para introduzir uma ideia: “Uma coisa pode ser anterior ao princípio de si mesma”.
Deixe-me explicar (se é que consigo) o que quero dizer. Falemos primeiro sobre a arquitetura do tempo. Abraham Joshua Heschel para confundir ainda mais, disse o seguinte:
“Realidade, para nós, é coisidade, e consiste de substâncias que ocupam espaço; mesmo Deus é concebido pela maioria de nós como uma coisa. O resultado de nossa coisificação é nossa cegueira a toda realidade que deixa de se identificar como uma coisa, como um fato real. Isto é óbvio em nosso entendimento do tempo, o qual, sendo desprovido de coisa e de substância nos aparece como se não tivesse realidade.”
Antes do Verbo se substantivar ele já existia na locução adverbial de tempo “no princípio”. Antes dos arquês e dos bereshits. Da mesma forma, como  em Gênesis 1, na narrativa da criação, antes do Kosmos vir à existência pela palavra, o Verbo. Antes do Fiat lux, do haja luz. Isso explica, em João, o fato de Jesus Cristo ser anterior a João, o batista, mesmo sendo 6(seis) meses mais novo que ele. Os versículos de 1 ao 5 dão suporte aos versos de 6 a 8 e conclui: “Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz”.
Agora lhe pergunto: Como a luz que veio ao mundo já estava no mundo? Pelo princípio já apresentado: “Uma coisa pode ser anterior ao princípio de si mesma”. Para isso , essa coisa deve ser o próprio princípio das coisas.
O Apocalipse revela: Ele é o Alfa, o princípio.



Marco Aurélio Queiroz –
 marcoescritor@hotmail.com

Bacharel em Teologia  Licenciado em Letras

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