quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Glossolalia: O carisma que ajunta o trigo e separa o joio



Introdução

Deus tem dado à Sua Igreja, em Cristo, grandes riquezas espirituais, ou bênçãos espirituais de toda a sorte (Ef 1.3), isso que segue a vida do crente cheio do Espirito Santo e a igreja militante, enquanto a mesma aguarda a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Co 1.7). Estes carismas, biblicamente falando, deverão ter legítima continuidade até que a Igreja seja arrebatada. Dentre os dons carismáticos, do Espirito Santo, queremos aqui destacar, por falta de espaço, apenas o falar em línguas – a glossolalia. Este carisma tão atacado, tão imitado, e pouco ensinado como se deveria fazer pelo cultivo de sua legitimidade, e para a glorificação de Deus Pai e Deus Filho na Igreja!
Continuidade é o nome que se dá ao cultivo e preservação dos dons do Espirito Santo. E, teologicamente chamamos Continuísmo.


1.    Os Inimigos dos Carismas – O Cessacionismo

Como já foi dito, por falta de espaço aqui não daremos um detalhamento das características daquilo que chamamos de inimigos do falar em línguas estranhas, na atualidade - os cessacionistas. Entendemos, no entanto, que por falta de um ensino consistente, não só pelo testemunho da tradição ou experiência, mas principalmente através de uma teologia especificamente pentecostal, que é o que se reclama e se cobra do movimento pentecostal contemporâneo; tudo isso deixa margem para que os adversários da fé pentecostal encontrem brechas para argumentar de forma radical e inescrupulosa, contra qualquer tipo de pentecostalismo, inclusive os ortodoxos. E isso o fazem sob o pretexto de “preservar a pureza da doutrina bíblica”. Esses supostos donos da ortodoxia bíblica são conhecidos como cessacionistas ou anti-pentecostais.

Um dos principais cessacionistas da atualidade trata-se do conferencista e escritor John MacArthur. Em Outubro de 2013, ele promoveu a Conferência “Strange Fire” (Fogo Estranho), sob o tema: Um encorajamento de John MacArthur aos Pentecostais Fiéis”, com o intuito de “abordar as aberrações, as heresias e as terríveis formas de manipulação e engano que muitos no movimento carismático exerceram sobre pessoas ingênuas”. Até ai tudo bem afinal, todo tipo de heresia e aberrações doutrinarias devem sim, ser combatidos mediante o ensino moderado e piedoso da Palavra de Deus.
No entanto, MacArthur não sabe fazer separação entre o joio e o trigo. Para ele, qualquer forma de manifestação carismática, neopentecostal e até mesmo os “pentecostais fiéis” como ele costuma dizer, são todos ingênuos e praticantes de aberrações. E isso se pode perceber no apelo que ele faz em seu vídeo postado na internet, dirigindo-se ao “pentecostal tradicional” ele apela:

“Eu quero encorajá-los. Sabemos que vocês estão por aí. Sabemos que vocês querem honrar ao Senhor e ser fiéis à Palavra de Deus, mas aqui está o que gostaríamos de vê-los fazendo: vocês precisam começar a falar contra essas pessoas. Precisam juntar-se a nós nisso. Queremos convocar uma grande força de dentro do movimento pentecostal tradicional. Uma força de pessoas que veem essas mesmas aberrações e que querem se distanciar dos falsos curandeiros e dos pregadores da prosperidade. Vocês precisam fazer isso para seu próprio bem e para integridade do seu próprio ministério. Vocês precisam escolher de que lado estão”.

Quando ele diz “uma grande força de dentro do movimento pentecostal tradicional”, não está, de forma alguma, reconhecendo a ortodoxia do pentecostalismo histórico contemporâneo, mas está dizendo que dentro deste movimento existem pessoas sérias, que amam a Deus e seus ministérios; mas que são ingênuas e iludidas por um movimento ilegítimo que é o pentecostalismo. Carecendo, portanto serem libertas dessa “aberração” para serem “fiéis a Palavra de Deus”. Ou seja, os pentecostais, na concepção de John MacArthur não é crente bíblico!
O falar em língua, no entendimento de MacArthur não é falar língua dos anjos ou outro idioma sobre-humano conhecido só de Deus, mas é falar em idiomas conhecidos e regularmente articulado pelo homem. Veja o que ele diz, em seu livro Carismáticaos (o titulo em si já é uma ironia):

É evidente que as verdadeiras línguas bíblicas não são tagarelice incompreensível, e sim idiomas. O que é aceito como línguas nos movimentos pentecostal e carismático não são línguas verdadeiras. O falar em línguas contemporâneo, muitas vezes designado glossolalia, não é o mesmo que nas Escrituras. (Editora Fiel, pag. 302)
 
Este ponto de vista é o que caracteriza o cessacionismo; não só o de MacArthur, mas de muitos outros eruditos antipentecostal, cujo espaço não nos permite mencionar aqui, com os detalhes do cessacionismo.


2.    “Cortando na Carne”- A Autocritica

O verdadeiro pentecostal, contemporâneo, que mantem a crença na continuidade dos dons espirituais, principalmente a glossolalia, ele não tem medo de fazer uma autocrítica do próprio movimento, com vistas à preservação e legitimidade dos frutos, e, o descartamento do joio. Visto que ele sabe, em plena consciência da grande possibilidade das imitações (assim como as bijuterias só existem em função de imitar as joias verdadeiras), e até mesmo dos abusos que causam escândalos, tanto aos de fora quanto aos de dentro da igreja; assim como acontecia na igreja de Corinto!
Corroborando com este entendimento, transcrevo a seguir, o que diz o Reverendo  Donald Gee:

Há outra coisa que desejo dizer, e que digo com pesar. Acredito que alguns batismos são decepcionantes porque certas pessoas foram levadas a falar algo parecido com línguas, e duvido que elas tenham realmente tido o batismo. Digo com muita sinceridade que uma das pragas que tem deturpado o Movimento Pentecostal é a de forçar as pessoas a falarem em línguas sem a atuação do Espirito Santo.
Continua o citado autor, expressando sua preocupação com a falta de maturidade de cristãos pentecostais, que, a exemplo da igreja de Corinto, usavam de forma indevida os dons do Espirito Santo, pois, o falar em línguas não traz o Espirito Santo; é o Espirito Santo que traz as línguas. Diz Gee:
Geralmente me preocupava quando alguém me trazia um novo opúsculo antipentecostal. Passava mal a noite, não conseguia dormir. É triste dizer: o Movimento tem sido enfraquecido, refreado e prejudicado pelos inimigos de dentro, e esses inimigos são aqueles que falam “com língua dos homens e dos anjos e não tem amor”. Que Deus nos mostre que há algo essencialmente errado com uma experiência que concede dons, mas não santidade.
Agora desejo dirigir-me aos que fazem grandes demonstrações dos dons do Espirito, mas parecem ter pouco fruto e pouca santidade. Suas vidas não demonstram a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Tais pessoas prejudicam mais o testemunho pentecostal do que todos os escritores e pregadores que se opõem a ele.
(Depois do Pentecostes, pag. 25,27)


3.    O Que é Dom de Línguas?

O dom de línguas é o meio sobrenatural através do qual o Espírito Santo leva o crente a falar uma ou mais línguas nunca antes estudada, portanto, estranhas àquele que a fala. Este dom nada tem a ver com a habilidade natural de se falar diferentes idiomas. Falar em línguas pela unção do Espírito Santo é "glossolalia" e não "poliglotismo".  Muitos estudiosos desse assunto, com frequência, citam casos de missionários que, após longos anos tentando aprender a língua do povo ou da tribo com que trabalham, de momento começam a falar aquela língua com uma fluência invejável, dispensando a ajuda de intérprete. E confundem, assim, esse fenômeno com o dom de línguas, quando o que aconteceu na verdade foi a manifestação do dom de milagres ou maravilhas. Quando Paulo escreveu aos Coríntios: "Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos" (1 Co 14.18), não estava com isso dizendo que falava mais idiomas estrangeiros do que os crentes da igreja em Corinto. Se assim fosse o que Paulo estaria fazendo era demonstrar pura vaidade. Ele fazia alusão à glossolalia, ou seja, à habilidade sobrenatural de falar em línguas nunca antes estudadas.


4.    A Utilidade do Dom de Línguas

Grande é a utilidade do dom de línguas quando exercitado humildemente e com orientação do Espírito Santo. À luz de 1 Coríntios 14, o exercício do dom de línguas é útil para: a. falar mistérios com Deus. "... quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios" (v.2); b. edificação individual. "O que fala em outra língua a si mesmo se edifica..." (v.4); c. orar bem. "Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato..." (v.14); d. complemento do culto. "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro doutrina; este traz revelação, aquele outro língua, e ainda outro interpretação", v.26. Falar de mistérios com Deus é um grande privilégio. Aquele que fala em línguas estranhas tem consciência de que está orando a Deus, louvando-o ou rogando algo a Ele, não obstante desconheça o significado daquilo que ora. Fala de acordo com o momento, e com uma força a jorrar dentro de si; mesmo assim, tem consciência de que é ele quem fala, e tem controle para começar ou terminar á hora que quiser. A pessoa fica perfeitamente calma e em pleno uso de suas faculdades mentais, consciente do que está fazendo e do que está acontecendo em torno dela. Frequentemente está absorvida por uma conversa racional, e normal, imediatamente antes e depois de falar em línguas.


Conclusão

Quero concluir este texto transcrevendo uma advertência de Júlio Severo, escritor e tradutor do Rev. Vincent Cheung, teólogo calvinista contrário ao cessacionismo; num de seus artigos intitulado: Cessacionismo é rebelião contra Deus.

Nota de Julio Severo:

Há um problema sério na Igreja Brasileira. A maioria das igrejas brasileiras aceita os dons sobrenaturais do Espírito Santo. E uma minoria absoluta os rejeita. Dessa minoria vem grande parte da chamada blogosfera protestante apologética, calvinistas geralmente esquerdistas que atacam pentecostais e neopentecostais vendo heresia em tudo e em todos. A motivação dessa minoria radical e birrenta é muitas vezes o cessacionismo — a falsa doutrina que ensina que os dons sobrenaturais do Espírito Santo cessaram dois mil anos atrás. 
juliosevero.blogspot.com

“Não extingais o Espírito. Não trateis as profecias com desdém. Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tessalonicenses 5:19-21)


Bibliografia

OLIVEIRA, Raimundo F. de. A Doutrina Pentecostal Hoje. CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

GEE, Donald. Depois do Pentecoste. Editora Vida, 1987.

juliosevero.blogspot.com




Pr. Antonio Vicente da Costa
Mestrando em Teologia - IBETEL
Julho/2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.