sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O Batismo com Espírito Santo (At 2.1-4).


Há um sentido real no qual a Igreja teve o seu dia de inauguração, no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi dado aos homens a fim de fossem revestidos de poder para serem testemunhas de Cristo onde quer que fossem.
v.1. Pentecoste, significando o quinquagésimo, é a palavra grega para a Festa das (sete) Semanas descrita em Lv 23.15-22, que celebrava a conclusão da colheita.
v.2. Todos os 120 discípulos estavam reunidos em um só grupo e no mesmo lugar – provavelmente o cenáculo (1.13).
Veio do céu um som, como de um vento impetuoso. Não foi um vento; tinha o som de um vento. Pneuma pode ser tanto vento como espírito; e o vento é um símbolo do poder do Espírito e também de sua invisibilidade (Jo 3.8). O que eles viram não foram realmente línguas de fogo mas como de fogo.
v.3. O sinal visível foi algo que só podia ser comparado às chamas do fogo que se dividiam em línguas separadas as quais repousaram sobre cada um dos discípulos. Muitos compreenderam equivocadamente que era o cumprimento da promessa feita por João do batismo com fogo (Lc 3.16). Entretanto, não havia fogo presente no Pentecostes, mas algo como fogo; e o contexto do Evangelho sugere que o batismo de fogo é o juízo daqueles que rejeitam o Messias – o queimar da palha com fogo inextinguível. O que ocorreu foi o derramamento do Espírito Santo, conforme Joel 2.28. Era sim, o batismo com o Espírito Santo, que teve seu início na Pentecoste e continua disponível até hoje àqueles que creem (At 1.8).
v.4. Quando o Espírito Santo foi dado no Pentecoste, os discípulos foram batizados (1.5), isto é, foram cheios do Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é diferente do que foi descrito em 1Co 12.13. Este é obra do Espírito Santo que consiste em reunir pessoas de diversas raças e antecedentes sociais variados em um só corpo – o corpo de Jesus Cristo, que é a sua Igreja – batismo no Corpo de Cristo. Àquele – batismo com o Espírito Santo -, revestimento de poder (cf. At 1.8). O batismo com o Espírito Santo mais tarde foi estendido aos crentes na Samaria (Atos 8), aos gentios (caps. 10 e 11), e aos discípulos de João Batista (19.1-6).
Hoje o Batismo com o Espírito Santo é para todos quantos creem na promessa efetuada por Jesus, conforme Lucas 24.49: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”

Vicente Paula Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.