quarta-feira, 9 de maio de 2018

A LOUCURA CHAMADA ÊXODO. SERÁ?


Perícope Êx 12.37-40.

Êx 12.37  Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos.

Êx 12.38 E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado.

Êx 12.39 E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida.

Êx 12.40  O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Alguns historiadores/teólogos afirmaram que o número dos que sairam do Egito, homens, meninos, meninas, mulheres e a  mistura de gente chegaria entre 2 milhões a 3 milhões de Israelitas.

Isso parece conversa de louco. Mas foi exatamente essa a opção que Deus deu para três milhões de israelitas que saíram do Egito juntamente com Moisés.

Sairam pra onde, pro deserto. Até mesmo a prata e o ouro que eles ganharam dos egípcios não seriam nada em um lugar onde não há o que se comprar.

Então, qual era a garantia de que eles estavam fazendo um bom negócio? O final era trágico aos cegos olhos humanos, era possível imaginar milhares de pessoas mortas sendo cobertas pelas constantes tempestades de areia.

Porém, Aquele que pode contar as areias do deserto e criou cada espécie da fauna e da flora estava presente e mudou essa saga.

Era na sombra Dele, que a multidão se protegia do sol durante o dia, e nas noites frias, sua poderosa presença aquecia corpos e corações.

Suas mãos alimentavam seu amado povo com um maná diário e até mesmo das pedras, ele fazia fluir água pura. Não são riquezas, emprego, status, influência e sucesso que nos farão prosperar, mas sim a doce e maravilhosa presença do Deus de Israel! É dele que vem nosso sustento.

Pr. Vicente Paula Leite
Mestre em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.